Alimentos permitidos na dieta sem lactose: saiba quais incluir em sua rotina

[ad_1] Para as pessoas que sofrem de intolerância à lactose, seguir uma dieta sem lactose pode ser essencial para evitar os desconfortos digestivos que são comuns após o consumo de alimentos que contém esse açúcar. Felizmente, existem diversas opções de alimentos permitidos na dieta sem lactose, que podem ser facilmente incluídos na rotina alimentar.

Uma das principais preocupações para quem segue uma dieta sem lactose é garantir a ingestão adequada de cálcio, já que essa substância é essencial para a saúde dos ossos e dentes. Felizmente, existem várias opções de alimentos ricos em cálcio que são livres de lactose. Alguns exemplos incluem vegetais verde-escuros, como brócolis e couve, peixes como o salmão e sardinha, tofu e amêndoas.

Outra opção para obter cálcio na dieta sem lactose é através do consumo de leites vegetais enriquecidos com esse mineral. Hoje em dia, é possível encontrar no mercado uma grande variedade de leites vegetais, como o leite de coco, amêndoa, arroz e aveia, que são livres de lactose e muitos deles são enriquecidos com cálcio.

Além disso, é importante incluir alimentos fontes de proteína na dieta sem lactose. Algumas opções são carnes magras, frango, peixe, ovos, leguminosas como feijão, grão de bico e lentilha, além dos produtos de soja, como tofu e soja em grãos. Esses alimentos fornecem os aminoácidos essenciais para a construção e reparação dos tecidos do corpo.

Frutas, legumes e verduras também devem fazer parte da rotina alimentar de quem segue uma dieta sem lactose. Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. É importante privilegiar alimentos frescos, principalmente aqueles de cores vivas, pois eles são mais ricos em nutrientes. Além disso, as frutas e legumes podem ser consumidos in natura, em forma de saladas, sucos ou mesmo cozidos.

Algumas opções de alimentos permitidos na dieta sem lactose incluem: maçã, banana, abacaxi, melão, morango, cenoura, brócolis, espinafre, tomate, entre outros.

Para substituir os produtos lácteos, como leite, queijo e iogurte, existem várias opções disponíveis no mercado. Atualmente, é possível encontrar leites vegetais, como mencionado anteriormente, que são ótimas alternativas para o leite de vaca. Além disso, existem queijos sem lactose, feitos a partir de leites vegetais ou de lactose reduzida.

É importante sempre ler os rótulos dos alimentos e verificar se eles contêm lactose, pois muitos produtos industrializados podem conter traços desse açúcar. Além disso, é recomendado buscar o acompanhamento de um nutricionista, que poderá orientar sobre a melhor dieta a ser seguida, levando em conta as necessidades individuais.

Seguir uma dieta sem lactose não significa abrir mão de uma alimentação saudável e variada. Com os alimentos permitidos na dieta sem lactose é possível manter uma dieta equilibrada e nutritiva, sem abrir mão do sabor e prazer na hora de comer. [ad_2]

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